A Rede de Biomassa Transfronteiriça faz parte do projecto Biomasa-AP, cujo objectivo é melhorar as capacidades dos centros de I & D nas regiões da Galiza e Norte de Portugal, para optimizar a exploração e utilização de biomassa de remanescentes de poda florestal, matagal, videira e kiwi e que deverão atingir os seguintes resultados:
- Obtenção de novos biocombustíveis a partir de resíduos que ainda não foram densificados, misturando-os com outros resíduos de biomassa.
- Aumento da competitividade das empresas agropecuárias e florestais, devido à redução de custos na gestão de resíduos de biomassa, graças à melhoria dos sistemas de coleta e à recuperação de energia.
- Geração de emprego como resultado da criação de novas empresas e consolidação de empresas existentes na fabricação de biocombustíveis e tecnologias de combustão e recuperação.
- Melhoria nos rendimentos e emissões em caldeiras e fogões, uma vez que os novos biocombustíveis serão mais eficientes na combustão e com menor emissão de partículas do que os existentes.
- Otimização de gaseificadores, derivados do desenvolvimento e otimização de diferentes tecnologias para uso de energia.
- Utilização de sistemas de micro-cogeração para este tipo de biomassa aplicáveis ao ambiente doméstico.